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PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRADINA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
POLO “JOSEPHA DE JESUS CARREIRA”
Rua:Santa Catarina, 444 – Benfica – Fone: (0xx18)3722.4450/Fax: 3722.8211;
ANDRADINA-SP
Projeto preservação do patrimônio público escolar
“Revitalização Escolar:
Direito de usar, dever de preservar”
JUSTIFICATIVA
O
espaço escolar tem sofrido há algum tempo, atos de vandalismos e depredação. A
irresponsabilidade com o patrimônio público escolar, é grande e atinge a
todos, desta forma optamos por
desenvolver algumas ações que minimizem os problemas com a falta de cuidados
com o patrimônio, informando aos alunos que desde a construção até o mantimento
do Patrimônio Público Escolar, ocorre com o pagamento de impostos de todos os
cidadãos, sendo assim a Escola e sua conservação é compromisso de todos, e esta
inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
OBJETIVO GERAL
Incentivar
os alunos e comunidade a preservação do patrimônio público escolar,
conscientizando-os acerca dos benefícios que terão com esta atitude.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Fortalecer a relação escola-comunidade com
intuito de buscar a Conservação e
Preservação do Patrimônio Público, “a Escola”, incentivando a utilização
correta do espaço escolar procurando a conscientização de todos os segmentos
acerca dos benefícios que a escola dispõe.
Esse projeto, mobiliza os gestores
da Unidade Escolar, representantes do bairro, pais, ronda escolar, conselho de
escola e da comunidade escolar ( alunos,
professores e funcionários)
O Projeto Revitalização Escolar chama a
atenção de toda a comunidade para se praticar a cidadania, preservando o meio
ambiente, pedindo ajuda a Escola e Comunidade para que unidas executem ações
que combatam a agressão ao patrimônio público, promovendo a conservação dos
bens escolares.
AÇÕES
PREVISTAS
o
Reunião com professores e gestores, elencando
e organizando ações para o desenvolvimento do projeto junto aos alunos;
o
Reunião com comunidade escolar buscando
parcerias, ronda escolar, presidentes dos bairros, conselho de escola, conselho
tutelar, gestores;
o
Reunião de sensibilização dos pais e vizinhos
da escola;
o
Ações junto aos alunos ( sensibilização e
mudança de postura);
o
Escola aberta aos finais de semana com
projetos desenvolvidos pela Secretaria de educação e parcerias ( PNAIC,
PROINFO, SEGUNDO TEMPO)
AÇÕES
DESENVOLVIDAS COM ALUNOS
Levar o aluno a:
·
Jogar
lixo no lixo;
·
Manter
as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
·
Preservar
os trabalhos expostos pelos colegas.
·
Sensibilização no pátio: abertura do projeto
“CRIANTAM” Preserve o meio ambiente e sua escola.
·
Vídeos
·
Músicas
·
Patrulha mirim no recreio: lixo no lixo
Atividades
em sala de aula:
·
Lista de ações para melhoria do espaço
escolar;
·
Leitura de textos informativos;
·
Confecção de
faixas educativas sobre a preservação do ambiente escolar;
·
Passeata de protesto e sensibilização;
Vamos preservar a escola,
ela é uma extensão da nossa casa, devemos cuidar bem dela, a escola fica mais
bonita quando damos a carinho a ela.
METODOLOGIA
PLANO
DE AÇÃO: Conversa informal sobre a conservação dos materiais
escolares e dos Patrimônios Públicos Escolares. “Por que e para quê preservar”?
- Leitura de texto
informativo: “Patrimônio Público – um bem de todos.”
- Levantar questões orais
relacionadas ao texto em estudo.
- Apresentação de três
vídeos constantes para que os alunos possam refletir sobre a importância de
zelar pelo patrimônio público escolar e dos materiais escolares.
VIDEO: “Vandalismos nas
Escolas”.
VIDEO: “Escola Limpa”.
VIDEO: “Boas maneiras”
(Turma da Mônica).
- Frustrações: “A escola que
você quer ter”
- Confecção de cartazes com
o tema:
“Conservação do Patrimônio
Público Escolar”.
Exposição dos cartazes na
escola para fins de divulgação para as outras turmas da escola e pais que
fizerem presentes na escola no decorrer do projeto.
O
projeto será desenvolvido em etapas, divididas da seguinte maneira:
No
primeiro momento, conversação dirigida sobre os impostos e a finalidade dos
mesmos e consequentemente, onde são aplicados e que direitos temos sobre os
serviços e benefícios que podemos exigir a partir do pagamento de impostos.
Durante
a sensibilização, faremos questionamentos sobre o bom uso dos espaços
coletivos, formas de preservar, e desenvolvimento de atitudes positivas com
pessoas que frequentam nossa escola (pais, moradores do bairro, etc).
Num segundo momento
professores orientarão a confecção dos cartazes que serão usados durante a
passeata.
AVALIAÇÃO
O projeto terá continuidade e seu desenvolvimento se dará ao longo
do ano. O que se espera é uma mudança de postura, na conservação do patrimônio
escolar bem como boas práticas ambientais, diminuição da quantidade de lixo nos
recreios, atos de vandalismos.
Espera-se ainda que essa
mudança envolva ações de toda comunidade escolar.
“Ajudar a manter a integridade física e
cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade,
valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafios,
reafirma valores e faz com que vejam a escola como um patrimônio da comunidade”
“Cada
individuo que faz parte da escola deve ser um agente ativo na preservação
patrimonial.”
CRONOGRAMA DESENVOLVIMENTO
PROJETO CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR
SEMANA
28/04 – REUNIÃO COM PROFESSORES –
SENSIBILIZAÇÃO;
29/04 – REUNIÃO COM A COMUNIDADE
ESCOLAR;
30/04 – REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
COM OS PAIS E COMUNIDADE;
PROJETO INTERNO (EMEI e
EMEF):
5/05
– ATIVIDADES EM SALA – SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS;
6/05
– ATIVIDADES EM SALA* CONFECÇÃO DE CARTAZES – SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS;
7/05-
ATIVIDADES NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO DOS
PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA – EMEI ao 2º ANO;
8/05
- - ATIVIDADES NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO
DOS PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA – 3º ANO ao 5º ANO; (MANHÃ)
9/05
- - ATIVIDADES NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO DOS
PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA –
3º ANO ao 5º ANO; (TARDE)
12/05
– PASSEATA PELAS RUAS DO BAIRRO – MANHÃ E TARDE
Foi muito bom o desenvolvimento do projeto, pois a comunidade escolar pode dar sugestões e apontar possíveis soluções, por conhecerem melhor o bairro onde a escola está inserida, suas expectativas, perspectiva.
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