quarta-feira, 2 de julho de 2014

Projeto: Preservação do Patrimônio escolar

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRADINA
SECRETARIA  MUNICIPAL  DE EDUCAÇÃO
POLO “JOSEPHA DE JESUS CARREIRA”
Rua:Santa Catarina, 444 – Benfica  – Fone: (0xx18)3722.4450/Fax: 3722.8211;
ANDRADINA-SP
Projeto preservação do patrimônio público escolar
“Revitalização Escolar: Direito de usar, dever de preservar”
JUSTIFICATIVA
            O espaço escolar tem sofrido há algum tempo, atos de vandalismos e depredação. A irresponsabilidade com o patrimônio público escolar, é grande e atinge a todos,  desta forma optamos por desenvolver algumas ações que minimizem os problemas com a falta de cuidados com o patrimônio, informando aos alunos que desde a construção até o mantimento do Patrimônio Público Escolar, ocorre com o pagamento de impostos de todos os cidadãos, sendo assim a Escola e sua conservação é compromisso de todos, e esta inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
 OBJETIVO GERAL
Incentivar os alunos e comunidade a preservação do patrimônio público escolar, conscientizando-os acerca dos benefícios que terão com esta atitude.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
 Fortalecer a relação escola-comunidade com intuito de buscar  a Conservação e Preservação do Patrimônio Público, “a Escola”, incentivando a utilização correta do espaço escolar procurando a conscientização de todos os segmentos acerca dos benefícios que a escola dispõe.
             Esse projeto, mobiliza os gestores da Unidade Escolar, representantes do bairro, pais, ronda escolar, conselho de escola e da comunidade escolar  ( alunos, professores e funcionários)
             O Projeto Revitalização Escolar chama a atenção de toda a comunidade para se praticar a cidadania, preservando o meio ambiente, pedindo ajuda a Escola e Comunidade para que unidas executem ações que combatam a agressão ao patrimônio público, promovendo a conservação dos bens escolares.
AÇÕES PREVISTAS
o   Reunião com professores e gestores, elencando e organizando ações para o desenvolvimento do projeto junto aos alunos;
o   Reunião com comunidade escolar buscando parcerias, ronda escolar, presidentes dos bairros, conselho de escola, conselho tutelar, gestores;
o   Reunião de sensibilização dos pais e vizinhos da escola;
o   Ações junto aos alunos ( sensibilização e mudança de postura);
o   Escola aberta aos finais de semana com projetos desenvolvidos pela Secretaria de educação e parcerias ( PNAIC, PROINFO, SEGUNDO TEMPO)

AÇÕES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS
Levar o aluno a:
·         Jogar lixo no lixo;
·         Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
·         Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
·         Sensibilização no pátio: abertura do projeto “CRIANTAM” Preserve o meio ambiente e sua escola.
·         Vídeos
·         Músicas
·         Patrulha mirim no recreio: lixo no lixo
Atividades em sala de aula:
·         Lista de ações para melhoria do espaço escolar;
·         Leitura de textos informativos;
·         Confecção de faixas educativas sobre a preservação do ambiente escolar;
·         Passeata de protesto e sensibilização;
Vamos preservar a escola, ela é uma extensão da nossa casa, devemos cuidar bem dela, a escola fica mais bonita quando damos a carinho a ela.
METODOLOGIA
PLANO DE AÇÃO: Conversa informal sobre a conservação dos materiais escolares e dos Patrimônios Públicos Escolares. “Por que e para quê preservar”?
- Leitura de texto informativo: “Patrimônio Público – um bem de todos.”
- Levantar questões orais relacionadas ao texto em estudo.
- Apresentação de três vídeos constantes para que os alunos possam refletir sobre a importância de zelar pelo patrimônio público escolar e dos materiais escolares.
VIDEO: “Vandalismos nas Escolas”.
VIDEO: “Escola Limpa”.
VIDEO: “Boas maneiras” (Turma da Mônica).
- Frustrações: “A escola que você quer ter”
- Confecção de cartazes com o tema:
“Conservação do Patrimônio Público Escolar”.
Exposição dos cartazes na escola para fins de divulgação para as outras turmas da escola e pais que fizerem presentes na escola no decorrer do projeto.
O projeto será desenvolvido em etapas, divididas da seguinte maneira:
No primeiro momento, conversação dirigida sobre os impostos e a finalidade dos mesmos e consequentemente, onde são aplicados e que direitos temos sobre os serviços e benefícios que podemos exigir a partir do pagamento de impostos.
Durante a sensibilização, faremos questionamentos sobre o bom uso dos espaços coletivos, formas de preservar, e desenvolvimento de atitudes positivas com pessoas que frequentam nossa escola (pais, moradores do bairro, etc).
Num segundo momento professores orientarão a confecção dos cartazes que serão usados durante a passeata.
AVALIAÇÃO
O projeto terá continuidade e seu desenvolvimento se dará ao longo do ano. O que se espera é uma mudança de postura, na conservação do patrimônio escolar bem como boas práticas ambientais, diminuição da quantidade de lixo nos recreios, atos de vandalismos.
Espera-se ainda que essa mudança envolva ações de toda comunidade escolar.










 “Ajudar a manter a integridade física e cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade, valoriza o sentimento de pertencimento a um grupo capaz de vencer desafios, reafirma valores e faz com que vejam a escola como um patrimônio da comunidade”
“Cada individuo que faz parte da escola deve ser um agente ativo na preservação patrimonial.”

CRONOGRAMA DESENVOLVIMENTO PROJETO CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR
SEMANA
28/04 – REUNIÃO COM PROFESSORES – SENSIBILIZAÇÃO;
29/04 – REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR;
30/04 – REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COM OS PAIS E COMUNIDADE;

PROJETO INTERNO (EMEI e EMEF):
5/05 – ATIVIDADES EM SALA – SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS;
6/05 – ATIVIDADES EM SALA* CONFECÇÃO DE CARTAZES – SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS;
7/05- ATIVIDADES  NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA – EMEI ao 2º ANO;
8/05 - - ATIVIDADES  NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA –  3º ANO ao 5º ANO; (MANHÃ)
9/05 - - ATIVIDADES  NO PÁTIO – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PRESERVAÇÃO EXISTENTES NA ESCOLA –  3º ANO ao 5º ANO; (TARDE)

12/05 – PASSEATA PELAS RUAS DO BAIRRO – MANHÃ E TARDE 

Um comentário:

  1. Foi muito bom o desenvolvimento do projeto, pois a comunidade escolar pode dar sugestões e apontar possíveis soluções, por conhecerem melhor o bairro onde a escola está inserida, suas expectativas, perspectiva.

    ResponderExcluir